Como escolher a profissão certa
Se você está concluindo os estudos, essa pergunta não sai da sua cabeça. Provavelmente está havendo uma cobrança dos seus pais, parentes ou amigos. Sabendo que é difícil tomar uma decisão tão séria em pouco tempo, trouxemos algumas dicas de como escolher a profissão certa.
É normal não saber o que você quer fazer da vida, até porque, você é jovem e até hoje te guiaram por um caminho obrigatório e desmotivador.
Você deve ter escutado por aí coisas como “escolha tal profissão porque é a profissão do futuro”, “escolha tal emprego porque dá dinheiro” ou “escolha algo que você goste de fazer porque quando você faz o que ama o dinheiro vem automaticamente”.
Se você seguir uma das afirmações acima, provavelmente vai te levar à frustração. O que você deve ter em mente é: “Quem é você e o que você espera da vida?”
Por exemplo, se você se considera uma pessoa materialista, talvez, fazer o que você ama não te traga o resultado que você gostaria.
Se você é uma pessoa ambiciosa, que gosta de desafios e não suportaria exercer a mesma função durante 30 anos, talvez, escolher a profissão que “dá dinheiro” não seja o mais indicado.
Ou se você se considera uma pessoa simples e preza o seu bem estar acima de tudo, talvez, escolher a “profissão do futuro” não seja ideal para você.
A escolha
Antes de escolher o curso que você vai fazer, se imagine exercendo a profissão. Jamais escolha uma carreira pelo curso, porque por mais que você goste do curso, a profissão que você exercerá após o curso, pode ser totalmente diferente do conteúdo do curso.
Então mire diretamente para a profissão e ignore qualquer etapa de preparação. Tenha em mente que você passará, no mínimo, 30 anos exercendo uma profissão e, no máximo, 10 anos se preparando para isso.
Ao visualizar dessa forma, as chances de você escolher a carreira errada, diminuem.
Esqueça matérias da escola
Não elimine matérias que você aprendeu a odiar por culpa de alguém, ou que você simplesmente acha que não gosta. Tenha plena convicção da sua rejeição por tal matéria, caso contrário, dê uma chance à matéria.
Muitas vezes eliminamos carreiras porque no curso “tem matemática”, ou porque precisa “saber desenhar”, sendo que, muitas vezes, na prática é totalmente diferente.
Teoria é chata para qualquer coisa, línguas, música, arquitetura, design, fotografia, engenharia… Praticamente tudo!
Esqueça limitações que te atribuíram
É muito comum sermos desmotivados por algum colega, professor ou pais. Mas agora é a hora de você se desapegar de tudo que te associam:
- Se não te consideram inteligente, agora você é.
- Se você não serve pra desenhar, agora você serve.
- Se matemática não entra na sua cabeça, agora entra.
- Se você não escreve bem, agora escreve.
Entenda que, muitas críticas que recebemos durante o nosso período de estudo, são completamente destrutivas e criam em nossa mente um bloqueio aonde nós mesmos começamos a nos sabotar.
Hoje, graças à internet, temos acessos a aulas gratuitas com diferentes métodos de ensino, e um desses métodos pode remover o seu bloqueio de compreensão sobre determinado assunto.
Pensando nisso, criamos um post apenas com canais de professores criativos que ensinam de forma dinâmica para te motivar: Não aprendo nada na escola
Teste Vocacional
Teste Vocacional é uma ferramenta que te auxilia na escolha da sua profissão com base no seu comportamento e modo de ver a vida. Se você não faz ideia de que profissão seguir, o teste vocacional pode te mostrar um caminho.
O site Guia de Carreira tem um Teste Vocacional gratuito que não necessita colocar e-mail para receber o resultado igual a maioria dos testes na internet.
O resultado do Guia de Carreira é bem direto, e descreve a sua personalidade em uma frase com base nas questões que você respondeu.
Se você quer um teste mais dinâmico e fácil de responder, o ideal é o Educa+Brasil, porém, ao final do teste eles pedem um e-mail e um telefone para que você possa ver o teste. O resultado pode ser visto na própria página assim que você fornece as informações.
Outro teste fácil de responder é o do Quero Bolsa, porém, nos nossos testes os cursos indicados não tinham muito a ver com a personalidade de quem fez. Antes de começar o teste também é preciso fornecer informações e o resultado é exibido na própria página sem a necessidade de receber resultado no e-mail.
A preparação
Dependendo da área que você escolher, a preparação pode ser curta ou longa. Você pode começar a exercer sua profissão agora ou pode precisar de anos de treinamento para isso. E aí que está o grande problema.
Nós fomos ensinados que não podemos perder tempo quando se trata de estudos. Repetir um ano na escola é um “desastre”, como se um ano a mais ou a menos fosse afetar toda a nossa vida.
E isso é uma das milhares de falhas na metodologia de ensino que permanece igual por mais de um século. As crianças são ensinadas a terem uma responsabilidade sem propósito, para seguir uma vida que elas, no fundo, não querem. E quando você chega nos seus 20 anos, você se vê exercendo uma profissão ou um curso que teve que escolher às pressas e que vai definir o resto da sua vida.
Aonde queremos chegar com isso?
Muitos de nós, nesse desespero com o tempo, escolhem cursos curtos justamente para ganhar essa corrida contra o tempo que implantaram na nossa mente, e por um ou dois anos a mais, não escolhem o curso que realmente queriam.
Por isso, reforçamos: escolha a profissão, não o curso!
A realidade
Infelizmente, para a grande maioria, não é nada simples escolher uma profissão. Nem todos tem o luxo de escolher algo. E grande parte dos adolescentes saem do ensino fundamental ou médio direto para o mercado de trabalho.
Alguns são forçados a isso pelas circunstâncias, outros são forçados psicologicamente a isso. E com o passar do tempo, vai ficando cada vez mais difícil mudar de área ou subir de cargo.
Vivemos em um país pobre, as faculdades públicas são conquistadas por alunos de escolas particulares e cursinhos caros. Nem todos os pais têm condições de pagar cursinho e nem todos os adolescentes estão dispostos a passarem anos estudando em busca de um sonho tão distante.
Nesses casos, temos que fazer a escolha por eliminação. Se você não estiver 100% confiante, é importante consultar os seus pais na hora de decidir algo tão importante.
Dito isso, podemos começar a te indicar direções para que você possa traçar o seu próprio caminho.
Não esqueça. É da sua vida e seu futuro que estamos falando, não aceite nada que não vá te fazer plenamente feliz!
Como escolher a profissão certa?
A partir de agora, separamos sites e aplicativos que vão te auxiliar nessa escolha tão importante.
Mapa de Carreiras
Se você gosta da ideia de ter uma carreira, um emprego, trabalho fixo como a grande maioria das pessoas que você conhece, o mapa de carreiras é uma excelente ferramenta para te ajudar a escolher sua futura profissão.
O mapa de carreiras também é importante para que você conheça a hierarquia de cargos que existe na sua futura área, assim, você tem uma noção mais ampla de quais serão os seus passos.
Vagas de emprego
Uma coisa que poucas pessoas fazem antes de escolher uma carreira, é procurar vagas de emprego na área.
Isso é muito importante para que você saiba a média do salário, quantidade de vagas disponíveis no mercado e quantidade de pessoas que se candidatam às vagas.
Abaixo tem alguns dos principais sites de vagas
Observe nas vagas a faixa salarial, benefícios e carga horária para saber se o emprego te trará a vida que você quer.
Qual é o seu perfil?
Na maioria das situações, quem é você?
Você se dá bem em equipe? Sabe liderar um time? Tem o dom de motivar as pessoas? Gosta de ajudar? Consegue exercer várias funções ao mesmo tempo? Se organiza facilmente? Tem horários que você funciona melhor? Tem algum talento especial?
Raramente alguém responde sim para todas as perguntas acima, por isso, é importante você saber bem quem é você antes de escolher uma função no mercado de trabalho.
Por exemplo, não adianta você querer ser gerente de um restaurante se você não tem perfil de líder. Da mesma forma, não adianta você querer servir as mesas se você não aceita obedecer ordens de terceiros.
Conclusão
Reforçando, estamos falando da sua vida e do seu futuro. Ninguém te conhece tão bem quanto você mesmo, e por mais que as pessoas ao seu redor te recomendem cargos e profissões, ninguém além de você sabe exatamente o que você quer da vida.
Escolha com carinho para não se arrepender!
Se você tiver alguma dica importante que não mencionamos, comente aqui para ajudar os nossos jovens nessa dúvida cruel.